Home / Trilhas & Travessias / Caminho de Cora Coralina

Caminho de Cora Coralina

O Caminho de Cora Coralina é uma trilha de longo curso situada no estado de Goiás. A Rota, que tem 300 quilômetros de extensão e corta oito cidades de Goiás e diversas unidades de conservação. O percurso se inicia no leste goiano no município de Corumbá de Goiás e parte em direção a Área de Proteção Ambiental da Serra Dourada localizada na Cidade de Goiás. Conecta a APA da Serra Dourada à APA que circunda o Parque Estadual dos Pirineus, em Pirenópolis, passando pelo Parque Municipal da Estrada Imperial e pelo Parque Estadual da Serra do Jaraguá. Possui 302 km de extensão e envolve outras localidades além das já citadas, como os municípios goianos de São Francisco de Goiás, Jaraguá, Itaguari, Itaberaí, além de oito povoados.

As diferentes cidades que compõe o trajeto são dotadas de alto valor histórico e cultural e representam pequenos pólos gastronômicos, artísticos, de ecoturismo e lazer. A rota era utilizada por bandeirantes em busca de riquezas durante o período colonial. O nome da trilha é uma homenagem à escritora Cora Coralina, nascida na Cidade de Goiás, onde viveu boa parte de sua vida. Trechos de suas poesias estão gravadas ao longo do percurso.

A trilha foi inaugurada em abril de 2018 e foi dividida em 13 trechos que podem ser percorridos em períodos médios e curtos.