Home / Mochileiros / Brasil / Iguaba Grande

Iguaba Grande

■ Iguaba Grande

  • População: População estimada (2018/IBGE) 27.762 pessoas
  • Previsão do Tempo / Iguaba Grande

Iguaba Grande é um município da região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro, Iguaba é uma cidade tanto com características de cidade de praia, quanto com características de cidade de interior. Há uma razoável zona rural na cidade.

Iguaba é uma cidade tanto com características de cidade de praia, quanto com características de cidade de interior. Há uma razoável zona rural na cidade. O sol brilha forte quase o ano todo e chove pouco. Pelo posicionamento geográfico da cidade as chuvas acabam caindo, na maioria das vezes, na parte da noite, o que proporciona dias de sol e calor em todas as estações do ano.

O município é celeiro de sítios arqueológicos dos índios Tupinambá. Dois deles, na Serra de Sapeatiba e na estrada da Capivara, já estão registrados pelo IPHAN. Em expedições realizadas em 2005, foram descobertos mais 8 sítios, cujo acervo encontra-se no Museu Nacional do Rio de Janeiro para estudos.

■ Pontos Turísticos / Iguaba Grande

Lagoa de Araruama
Outra atração natural na região é a Lagoa de Araruama, que banha os municípios de Iguaba Grande, Saquarema, Araruama, São Pedro Da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo. A lagoa é frequentada para prática de esportes náuticos, pesca e mergulho. Às margens da Lagoa encontra-se a Pedra da Salga, formação rochosa originada por uma salina. O local era usado por índios e europeus na salga de alimentos no período da colonização.

Centro Social Multiuso Pedro da Costa Moreira
O Centro Social Multiuso Pedro da Costa Moreira foi pensado como um centro de “inclusão social e digital, democratização e qualificação profissional”. Fundado em 2005 mas com atividades inciadas apenas três anos mais tarde, realiza periodicamente cursos de capacitação e palestras em parceria com instituições não-governamentais e com o Balcão de Emprego da Secretaria de Trabalho e Ação Social (SETAS). Entre as atividades que já foram oferecidas no Centro, estão cursos de primeiros socorros para crianças, adolescentes e educadores sociais (parceria com o Corpo de Bombeiros e Cruz Vermelha), audiência pública contra a discriminação de raça, cor, religião e procedência nacional (com a deputada estadual Beatriz Santos), oficinas de direitos humanos (com a secretária estadual de assistência social e direitos humanos Benedita da Silva), entre outras. Depois de passar por reformas entre 2010 e 2011, em 2012 foi inaugurado um Tele Centro comunitário, com acesso livre à internet e cursos de informática gratuitos para a população e dentro do programa ProJovem Adolescente, do Ministério de Desenvolvimento Social.

■ Praias / Iguaba Grande

Praia de Iguaba Grande
De águas calmas, quiosques ao longo de sua orla e píer, a Praia de Iguaba é a principal da cidade. Também é utilizada para prática de jet-ski. Palmeiras Imperiais dão charme à praia central. As árvores centenárias podem ser avistadas de diferentes pontos da cidade.

Praia do Túnel
Fica quase na divisa com o município de Araruama. O principal acesso a essa praia é feito por um túnel que passa por baixo da Rodovia Amaral Peixoto, perto do condomínio Vila Branca. É uma praia com pouquíssimo movimento e fica atrás de dois condomínios. A Praia das Andorinhas é uma continuação da Praia do Túnel, e beira uma reserva ecológica na divisa com o município de Araruama.

■ Como Chegar / Iguaba Grande

De Carro:
n/d

De Ônibus:
n/d

■ Mapa de Satélite / Iguaba Grande


■ Fotos / Iguaba Grande

n/d

■ História / Iguaba Grande

Originário de São Pedro da Aldeia, o Município de Iguaba Grande foi instalado em 1997. A área urbana daquele município, com a criação da Base Naval, passa a sofrer alterações, com os loteamentos de veraneio que, a partir do núcleo habitacional da Base, se desdobram pela RJ-106, em direção a Iguaba Grande.

A colonização das terras dos atuais municípios de São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande teve início com a catequese dos grupos indígenas realizada pelos missionários da Companhia de Jesus. Em 1617, os jesuítas fundaram a Aldeia de São Pedro, construindo uma capela que se tornou o marco da colonização dessa área. O desenvolvimento da aldeia determinou sua elevação à categoria de freguesia em 1795, recebendo a denominação de São Pedro da Aldeia. Data da mesma época a construção da Capela de Nossa Senhora da Conceição, que se tornou padroeira de Iguaba Grande.

A localidade de São Pedro manteve essa hierarquia durante um século, em razão da supremacia mantida pela cidade de Cabo Frio. A abolição dos escravos, que na maioria dos municípios fluminenses prejudicou a economia local, trouxe mudança das atividades agrícolas para a pesca. Essa rápida adaptação motivou a independência político-administrativa da antiga freguesia de São Pedro da Aldeia, tendo sido desmembrada de Cabo Frio em 1890, como município de Sapiatiba. Durante um período de meses durante o ano de 1892, o município foi reanexado a Cabo Frio e recuperou sua autonomia, por último sob o nome de São Pedro da Aldeia. A vila somente adquiriu jurisdição de cidade em 1929.

Gentílico: iguabense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Iguaba Grande, pela lei estadual nº 2161, de 08-06-1954, com Sede na localidade de Iguaba Grande, desmembrado do distrito de São Pedro da Aldeia.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Iguaba Grande figura no município de São Pedro da Aldeia.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.
Elevado à categoria de município com a denominação de Iguaba Grande, pela lei estadual nº 2407, de 07-06-1995, desmembrado de São Pedro da Aldeia. Sede no antigo distrito de Iguaba Grande. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.
Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte
IBGE

Ver Mais

Ilha de Superagui

■ Ilha de Superagui População: n/d Previsão do Tempo / Ilha de Superagui A ilha …