Home / Mochileiros / Brasil / Iguaba Grande

Iguaba Grande

■ Iguaba Grande

  • População: População estimada (2018/IBGE) 27.762 pessoas
  • Previsão do Tempo / Iguaba Grande

Iguaba Grande é um município da região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro, Iguaba é uma cidade tanto com características de cidade de praia, quanto com características de cidade de interior. Há uma razoável zona rural na cidade.

Iguaba é uma cidade tanto com características de cidade de praia, quanto com características de cidade de interior. Há uma razoável zona rural na cidade. O sol brilha forte quase o ano todo e chove pouco. Pelo posicionamento geográfico da cidade as chuvas acabam caindo, na maioria das vezes, na parte da noite, o que proporciona dias de sol e calor em todas as estações do ano.

O município é celeiro de sítios arqueológicos dos índios Tupinambá. Dois deles, na Serra de Sapeatiba e na estrada da Capivara, já estão registrados pelo IPHAN. Em expedições realizadas em 2005, foram descobertos mais 8 sítios, cujo acervo encontra-se no Museu Nacional do Rio de Janeiro para estudos.

■ Pontos Turísticos / Iguaba Grande

Lagoa de Araruama
Outra atração natural na região é a Lagoa de Araruama, que banha os municípios de Iguaba Grande, Saquarema, Araruama, São Pedro Da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo. A lagoa é frequentada para prática de esportes náuticos, pesca e mergulho. Às margens da Lagoa encontra-se a Pedra da Salga, formação rochosa originada por uma salina. O local era usado por índios e europeus na salga de alimentos no período da colonização.

Centro Social Multiuso Pedro da Costa Moreira
O Centro Social Multiuso Pedro da Costa Moreira foi pensado como um centro de “inclusão social e digital, democratização e qualificação profissional”. Fundado em 2005 mas com atividades inciadas apenas três anos mais tarde, realiza periodicamente cursos de capacitação e palestras em parceria com instituições não-governamentais e com o Balcão de Emprego da Secretaria de Trabalho e Ação Social (SETAS). Entre as atividades que já foram oferecidas no Centro, estão cursos de primeiros socorros para crianças, adolescentes e educadores sociais (parceria com o Corpo de Bombeiros e Cruz Vermelha), audiência pública contra a discriminação de raça, cor, religião e procedência nacional (com a deputada estadual Beatriz Santos), oficinas de direitos humanos (com a secretária estadual de assistência social e direitos humanos Benedita da Silva), entre outras. Depois de passar por reformas entre 2010 e 2011, em 2012 foi inaugurado um Tele Centro comunitário, com acesso livre à internet e cursos de informática gratuitos para a população e dentro do programa ProJovem Adolescente, do Ministério de Desenvolvimento Social.

■ Praias / Iguaba Grande

Praia de Iguaba Grande
De águas calmas, quiosques ao longo de sua orla e píer, a Praia de Iguaba é a principal da cidade. Também é utilizada para prática de jet-ski. Palmeiras Imperiais dão charme à praia central. As árvores centenárias podem ser avistadas de diferentes pontos da cidade.

Praia do Túnel
Fica quase na divisa com o município de Araruama. O principal acesso a essa praia é feito por um túnel que passa por baixo da Rodovia Amaral Peixoto, perto do condomínio Vila Branca. É uma praia com pouquíssimo movimento e fica atrás de dois condomínios. A Praia das Andorinhas é uma continuação da Praia do Túnel, e beira uma reserva ecológica na divisa com o município de Araruama.

■ Como Chegar / Iguaba Grande

De Carro:
n/d

De Ônibus:
n/d

■ Mapa de Satélite / Iguaba Grande


■ Fotos / Iguaba Grande

n/d

■ História / Iguaba Grande

Originário de São Pedro da Aldeia, o Município de Iguaba Grande foi instalado em 1997. A área urbana daquele município, com a criação da Base Naval, passa a sofrer alterações, com os loteamentos de veraneio que, a partir do núcleo habitacional da Base, se desdobram pela RJ-106, em direção a Iguaba Grande.

A colonização das terras dos atuais municípios de São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande teve início com a catequese dos grupos indígenas realizada pelos missionários da Companhia de Jesus. Em 1617, os jesuítas fundaram a Aldeia de São Pedro, construindo uma capela que se tornou o marco da colonização dessa área. O desenvolvimento da aldeia determinou sua elevação à categoria de freguesia em 1795, recebendo a denominação de São Pedro da Aldeia. Data da mesma época a construção da Capela de Nossa Senhora da Conceição, que se tornou padroeira de Iguaba Grande.

A localidade de São Pedro manteve essa hierarquia durante um século, em razão da supremacia mantida pela cidade de Cabo Frio. A abolição dos escravos, que na maioria dos municípios fluminenses prejudicou a economia local, trouxe mudança das atividades agrícolas para a pesca. Essa rápida adaptação motivou a independência político-administrativa da antiga freguesia de São Pedro da Aldeia, tendo sido desmembrada de Cabo Frio em 1890, como município de Sapiatiba. Durante um período de meses durante o ano de 1892, o município foi reanexado a Cabo Frio e recuperou sua autonomia, por último sob o nome de São Pedro da Aldeia. A vila somente adquiriu jurisdição de cidade em 1929.

Gentílico: iguabense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Iguaba Grande, pela lei estadual nº 2161, de 08-06-1954, com Sede na localidade de Iguaba Grande, desmembrado do distrito de São Pedro da Aldeia.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Iguaba Grande figura no município de São Pedro da Aldeia.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.
Elevado à categoria de município com a denominação de Iguaba Grande, pela lei estadual nº 2407, de 07-06-1995, desmembrado de São Pedro da Aldeia. Sede no antigo distrito de Iguaba Grande. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.
Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte
IBGE

Ver Mais

Araruama

Araruama, fica localizada na Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro. Um paraíso …