Home / Mochileiros / Brasil / Guapimirim

Guapimirim

■ Guapimirim

Guapimirim forma a chamada Serra Verde Imperial, um dos mais belos circuitos turísticos do estado. O município tem 75% do território em áreas de preservação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, além da maior rede de trilhas do Brasil, com mais de 130 quilômetros e níveis variados de dificuldade. Em meio a beleza da Mata Atlântica, os turistas usufruem do rio Soberbo, com dezenas de cachoeiras e poços naturais, além de construções históricas como a Capela Nossa Senhora da Conceição do Soberbo (1713) e o Casarão da Bandeira, na entrada do parque. Mountain bike, ciclismo, rapel, escalada e trekking então entre as opções do roteiro.

■ Pontos Turísticos / Guapimirim

Serra dos Órgãos
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos  abrange os municípios de Guapimirim, Magé, Petrópolis e Teresópolis, com uma área de 20.030 hectares. Criado em 30 de novembro de 1939, o PARNASO é o terceiro parque mais antigo do país, representando um importante marco na história das Unidades de Conservação Brasileiras.

APA – Área de Proteção Ambiental Guapimirim
É uma extensa área de proteção ambiental que abrange duas cidades vizinhas a Guapimirim: Magé e Itaboraí. Guapimirim é a única cidade a possuir águas da Baía de Guanabara intocada pela poluição causa pelo homem. Nos mares de Guapimirim, bem nessa área vivem os últimos 30 botos cinza, simbolo da cidade do Rio de Janeiro e mais de 1000 espécies marinha. A área é também conhecida como Pantanal Fluminense ou Pantanal Carioca, por sua semelhança com o Pantanal.

# 3 Bairro da Barreira
Na subida da Serra sentido Teresópolis, está o bairro da Barreira, o local possui diversas cachoeiras e poços para banho com entrada gratuita, o lugar fica vizinha ao Parque Nacional. No local existe o conhecido Rogeriu´s Bar e Restaurante, com ótima estrutura para almoçar.

■ Como Chegar / Guapimirim

De Carro:
Acesso pela BR-116 para quem vem do Nordeste e da cidade do Rio de Janeiro, acessar a rodovia BR-040 e posterior acesso em Saracuruna a Rio x Teresópolis ou BR-116.

De Ônibus:
Linhas de Ônibus Intermunicipal: C196 Guapimirim x Central, Viação Reginas

De Trem: 
Trem com saída da Central do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, ramal Saracuruna e depois pegar outro trem para o ramal Guapimirim.

■ Mapa de Satélite / Guapimirim

■ Fotos / Guapimirim

n/d

■ História / Guapimirim

História
Até o século XVII, Guapimirim era habitada pelos índios timbiras que, com a chegada dos portugueses, subiram a serra e descobriram o Rio Guapi-Mirim. Nossa Senhora D’Ajuda de Aguapei Mirim foi seu primeiro nome, quando fundada em 1674. Era passagem obrigatória para quem se dirigisse à Serra dos Órgãos.

A história de Guapimirim está relacionada com a de Magé, município do qual se emancipou.

Em 1926, foi construída a Estação Ferroviária de Guapimirim e, a partir dela, as primeiras construções urbanas. Atualmente esta estrada de ferro liga Guapimirim, Magé e Gramacho.

Ver Mais

Araruama

Araruama, fica localizada na Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro. Um paraíso …