Home / Rio de Janeiro / Armação dos Búzios
Foto: DIvulgação

Armação dos Búzios

■ Armação dos Búzios

  • População: População estimada (2018/IBGE) 33.240 pessoas
  • Previsão do Tempo /Armação dos Búzios

    Um dos lugares mais badalados do estado, Búzios recebe, durante todo o ano, turistas brasileiros e estrangeiros que procuram o balneário para conhecer suas belas praias, restaurantes e lojas sofisticadas. A vila de pescadores foi descoberta nos anos 60 pela atriz francesa Brigitte Bardot e entrou para o circuito internacional. Não é para menos. A cidade, que fica em uma península de 8 quilômetros de extensão cercada por um mar de águas cristalinas, reúne beleza natural, elegância, vida noturna, preservando ainda seu patrimônio imaterial. Em Búzios, pode-se encontrar a tradição do quilombo na praia Rasa, uma escola de Circo e uma filial da Escola de Música Villa-Lobos. A cidade também sedia um festival internacional de jazz e blues, um festival gastronômico e um festival internacional de cinema.O município conta com 23 praias, a maioria de rara beleza. Há praias próprias para esportes de verão, outras para o mergulho e também para a prática do nudismo. Entre as principais, destacam-se Geribá, João Fernandes, Ferradura, Ferradurinha, Armação, Manguinhos, Tartaruga, Ossos, Tucuns, Brava e Olho-de-Boi, esta última reservada para os naturistas.

    ■ Pontos Turísticos / Armação dos Búzios

    Rua das Pedras
    Depois das praias, ela é o maior atrativo de Búzios. Reúne butiques de grifes nacionais e internacionais, restaurantes, sorveterias, bares e um centro budista. Seu nome se refere ao tipo de calçamento, feito com grandes pedras irregulares no estilo das antigas vilas do interior.

    Em 1960, a Rua das Pedras era apenas uma passagem de terra batida para o mar. Búzios se resumia a poucas casas de pescadores e um armazém de secos e molhados.

    Na década de 70, o empresário carioca César Thedim e o jovem arquiteto Octávio Raja Gabaglia resolveram calçar o chão batido para permitir a circulação dos raros carros de forasteiros que visitavam a aldeia. Hoje, a rua é fechada para automóveis e lotada de pedestres todas as noites.

    Igreja de Sant’Anna
    A história da Igreja de Sant’Anna começou antes de sua construção, quando uma imagem da santa foi resgatada no mar. Acreditava-se que ela teria naufragado na primeira expedição naval portuguesa de reconhecimento do litoral brasileiro. Sant’Anna ganhou uma capela, construída em 1740 no topo do morro entre as praias da Armação e dos Ossos. A Igreja é um marco para a cidade e em 2002 recebeu iluminação cênica em seu entorno. Aos fundos está localizado o antigo Cemitério dos Escravos. Do alto da igreja, pode-se apreciar uma das mais belas vistas da cidade.

    Orla Bardot
    Calçadão que liga o final da Rua das Pedras ao Cais dos Pescadores, na praia da Armação. Ostenta a escultura em bronze da atriz de cinema francesa Brigitte Bardot, que visitou Búzios na década de 60, atraindo o olhar da imprensa mundial para a isolada vila de pescadores da Região dos Lagos. Os pescadores também são homenageados no Calçadão com belas esculturas em bronze fincadas no mar. A Orla Bardot concentra ainda algumas das construções históricas da cidade. O litoral da cidade foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 2003.

    Capela Nossa Senhora Desatadora dos Nós
    Búzios é uma das poucas cidades no mundo que abrigam uma capela dedicada à Nossa Senhora Desatadora dos Nós, cuja devoção começou em 1700, na Alemanha. A capela foi inaugurada em 2001 e já recebeu centenas de visitantes. Conta com decoração do carnavalesco Mário Borrielo; painel de Sérgio Martinolli; dois anjos de Hildebrando Lima; madona de prata de José de Sá Peixoto; azulejos pintados à mão por Valquíria Young; painel de Hugo Dezmazière e nós de corda do artesão João do Nó.

    ■ Praias / Armação dos Búzios

    Praia João Fernandes
    João Fernandes é uma praia que fica no extremo norte da península, suas características principais águas calmas e mornas, ideais para crianças e famílias e um bom mergulho.

    Praia do Olho de Boi
    Olho de Boi tem 50 m de extensão e fica entre costões rochosos, o que propicia mais privacidade para a prática do nudismo. O mar é cristalino e calmo, com muitas pedras e uma extensão de areia para banho de sol.

    Praia Gorda
    Com características próprias de manguezal e praia, possui boa biodiversidade e é integrante como locais para caminhas no calendário anual da região. A Praia Gorda é excepcional sob vários aspectos.

    Praia da Armação
    Possui uma das paisagens mais lindas da península, com seus barcos de pesca que lá ficam ancorados. Possui este nome devido à Armação das Baleias. Elas eram abatidas ali e seus ossos jogados na praia ao lado, a dos Ossos.

    Praia dos Amores
    Pequena, com 300 metros, é ideal para quem busca um cenário quase deserto. Sem infraestrutura, é acessível pelo costão esquerdo da praia do Canto. Uma trilha leva a um mirante que descortina as praias dos Amores e da Armação.

    Praia Azeda
    De águas tranquilas e cristalinas, abrigada, boa para o mergulho. O seu acesso é feito a pé, a partir da Praia dos Ossos. Um casarão no estilo colonial faz desta praia o cartão postal de Búzios. Na sua continuação está a Praia Azedinha. Ambas estão dentro de um APA.

    Praia da Azedinha
    A Praia da Azedinha tem mar extremamente calmo, muita sombra sob árvores e um público disposto a simplesmente curtir, sem preocupação. Como o espaço físico da praia é bastante limitado, ela costuma ficar cheia muito rápido, especialmente nos finais de semana e alta temporada.

    Praia Brava
    A Praia Brava não é muito badalada por causa das fortes ondas, mas a preferida da rapaziada do surf. Rodeada de paredões rochosos e vegetações rasteiras, é praia de mar aberto e ainda conserva a beleza selvagem e recantos aconchegantes. Leva esse nome pelo mar agitado e bravo.

    Praia do Canto
    Possui águas tranquilas, a presença de barcos de pesca oferece um visual da típica aldeia de pescadores. Possui este nome devido a lenda do Boitatá.

    Praia de Caravelas
    Praia preservada com várias trilhas leves, bom local para pesca e mergulho, o local é muito procurado pelos pescadores e turistas por causa de suas belezas naturais.

    Praia das Conchas
    A pequena praia de águas calmas é ponto de encontro também dos pescadores de arremesso. Tem quiosques e na alta estação, aluguel de caiaques e cavalos.

    Praia da Ferradura
    De águas calmas e frias, com vários quiosques tradicionais ao seu redor. Possui o maior conjunto de mansões de Búzios. Tem este nome devido aos seus extremos se fecharem em forma de uma ferradura.

    Praia da Ferradurinha
    Recebeu este nome por sua semelhança com a praia da Ferradura, só que em menor tamanho. Pequena, com águas frias e calmas, possui uma linda formação rochosa ao seu redor. Por ela se chega à Praia dos Amores e às poças das Tartarugas, através de uma trilha formada por um conjunto de piscinas naturais.

    ■ Como Chegar / Armação dos Búzios

    De Carro:
    n/d

    De Ônibus:
    n/d

    De Avião: 
    n/d

    ■ Mapa de Satélite / Armação dos Búzios


    ■ Fotos / Armação dos Búzios

    n/d

    ■ História / Armação dos Búzios

    O pioneiro nome de batismo português da península foi “ponta dos búzios”, devido a presença de numerosas conchas de moluscos gastrópodes em suas praias. Com a construção da Armação das Baleias de Búzios, o estabelecimento comercial, passa a topônimo substituto do original, incorporando o vocábulo composto “Armação dos Búzios’. Estas conchas eram utilizadas como adorno e como buzina, nos tempos primitivos anunciavam os combates e, até o ano de 1965, ainda podiam ser ouvido o som das buzinas, dos vendedores de peixe, anunciando a mercadoria fresca pelas ruas da península.

    A precária presença portuguesa em Búzios favoreceu a estadia episódica de embarcações francesas e inglesas no porto da península. O ancoradouro fronteiro à Ilha do Caboclo, serviu como apoio terrestre as longas viagens transoceânicas, base naval de pirataria contra a navegação portuguesa e espanhola, e tráfico de pau-brasil que se fazia com a ajuda de jesuítas e índios catequizados.

    Durante a década de 1950, a praia da Armação foi o sítio preferencial das primeiras residências de veraneio, visto que algumas famílias da burguesia brasileira e francesa – atraídas pela geografia paradisíaca, exuberância da caça submarina e proximidade relativa da cidade do Rio de Janeiro -, herdaram ou compraram e reformaram os antigos imóveis senhoriais da enseada portuária. A praia de Manguinhos foi o sítio preferencial das primeiras construções de veraneio, levantadas no precursor loteamento de Luis Reis e Jackon Sampaio.

    No entanto, a transformação do povoado começou em 1964, com a temporada de férias da atriz Brigitte Bardot e seu namorado brasileiro. A presença em Búzios da mais famosa estrela do cinema francês foi noticiada exaustivamente pelos meios de comunicação nacionais e internacionais, dando impulso definitivo àquele que seria considerado um dos balneários mais charmosos do mundo, que passa a ser frequentado, especialmente por franceses e argentino.

    À época, os buzianos entenderam que a superação do grave momento histórico favorecia a luta radical pelo desenvolvimento sócio-econômico sustentável sem a intermediação cabofriense. Empolgados com o processo libertário cabista, começaram a fazer proselitismo em busca da emancipação política-administrativa do 3º distrito.

    O governo de 1989-1992 ultrapassou qualquer previsão pessimista. O movimento emancipacionista então renasceu e passou a ser financiado por Umberto Modiano, dono da “Marina Porto Búzios” e do “Hotel Nas Rocas”. Logo diversas lideranças comunitárias e políticas de Armação dos Búzios reuniram as assinaturas necessárias para iniciar o processo de libertação distrital na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

    O ano de 1992 revelava-se decisivo para a pretensão libertária do 3º distrito. Todos, esperavam que o novo prefeito eleito cumprisse a promessa de campanha: aguardar o fim da ação no Supremo Tribunal Federal e, caso a sentença fosse desfavorável aos impetrantes, no outro dia,

    Em 1995, as administrações cabofriense e fluminense, respectivamente, representadas pelo prefeito José Bonifácio e pelo deputado Alair Corrêa – em nome do governador Marcelo Alencar e como líder situacionista na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, marcou-se a data do plebiscito para os eleitores buzianos decidirem a questão separatista. No dia decisivo, os cidadãos compareceram de forma ordeira e maciça às urnas, consagrando o “sim” que emancipava Armação dos Búzios de Cabo Frio e depois festejando a noite inteira. Desde então, a confraternização comunitária cedeu lugar à articulação política até a escolha do prefeito, vice-prefeito e vereadores do novo município brasileiro.

    Formação Administrativa
    Distrito criado com a denominação de Saco de Fora pela Lei Estadual n. 1.816, de 28-01-1924, subordinado ao município de Cabo Frio.

    Em divisão administrativa referente ao ano de 1933 o distrito de Saco de Fora figura no município de Cabo Frio.
    Assim permanecendo em m divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
    Pelo Decreto Estadual n. 641, de 15-12-1938, o distrito de Saco de Fora passou a denominar-se Armação dos Búzios .
    Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o distrito de Armação dos Búzios permanece no município de Cabo Frio.
    Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VI-1995.
    Elevado à categoria de município com a denominação de Armação dos Búzios, pela Lei Estadual n. 2.498, de 28-12-1995, sendo desmembrado de Cabo Frio. Sede no antigo distrito de Armação dos Búzios. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.
    Em divisão territorial datada de 15-VII-1997 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2015.

    Fonte
    Armação dos Búzios. Prefeitura. 2016. Disponível em: http://www.buzios.rj.gov.br/historia_municipio.aspx. Acesso em: jun. 2016.

Ver Mais

Guapimirim

■ Guapimirim População: População estimada (2018/IBGE) 59.613 pessoas Previsão do Tempo /Guapimirim Previsão de Guapimirim/RJ oferecido …