Home / Minas Gerais / Juiz de Fora

Juiz de Fora

Juiz de Fora fica estado de Minas Gerais, com uma população com mais de 516.000 habitantes, deixa Juiz de Fora um lugar de destaque no Brasil.

Juiz de Fora possui a movimentada vida noturna até a diversidade de sua programação cultural. Os atrativos naturais como o Parque da Lajinha e os mirantes da cidade. O Parque do Museu Mariano Procópio é uma grande atração.

No centro da cidade o grande destaque é Calçadão da Rua Halfeld.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Catedral Metropolitana
Em estilo romano, o prédio possui duas torres e uma grande cúpula. A Catedral tem capacidade para mil pessoas, sendo 700 sentadas. A fachada da igreja é tombada, de grande valor histórico e cultural.

# 2 Casa de Cultura
Espaço voltado para a inclusão cultural, reúne projetos de cunho artístico, no campo das artes plásticas, da música e do cinema.

# 3 Centro Cultural Bernardo Mascarenhas
Patrimônio municipal, o Centro Cultural oferece à comunidade galerias de arte, anfiteatro, videoteca e salas de aula, além de corredores para realização de eventos.

# 4 Estágio Municipal Radialista Mario Helênio
O Estádio Municipal ocupa uma área de 90 mil metros quadrados, a 4 km do centro da cidade. Com capacidade para mais de 30 mil torcedores sentados.

# 5 Monumento ao Cristo
Monumento constituído por uma imagem de bronze, colocada sobre um edifício de alvenaria, em forma de capela, projetada e construída pela firma Pantaleone Arcuri.

# 6 Morro do Imperador
Localizado em um dos pontos mais altos de Juiz de Fora, encanta pela beleza cênica e o contato com a natureza. De fácil acesso, possui uma linha turística que circula aos domingos e feriados.

# 7 Universidade Federal de Juiz de Fora
Localizada na região da Cidade Alta, Zona Oeste, a Universidade Federal de Juiz de Fora oferece espaço de lazer voltado à prática de atividades físicas, parque e praça cívica.

# 8 Museu Mariano Procópio
O Museu foi fundado em 1915, abriga um dos principais acervos do país que é formada por coleções de pintura, escultura, mobiliário, porcelana, cristais, numismática, medalhística, artes decorativas, joias do século XIX, arquivo fotográfico e biblioteca. A construção consiste em um bloco com dois pavimentos, um torreão e porão. O acesso é feito por uma varanda com escadas em dois lances. Em cima observa-se um terraço à maneira das construções renascentistas italianas.

O Museu é uma área de Mata no meio da cidade. A casa de Mariano Procópio ainda está em obras, mas é possível visitar a área de exposição, um anexo à casa, construído no início do século XX. O Museu tem um belíssimo lago e uma ótima área de caminhada ao redor. Conta com playgrounds e muitos brinquedos para as crianças se divertirem. É um lugar para relaxar: ler, fazer um piquenique e caminhar.

# 9 Represa João Penido
Local muito bonito, ótimo para andar de bicicleta, mas não é permitida a entrada de pedestre para ver a represa.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Da capital Rio de Janeiro acesso pela BR-040 até a cidade.

Acesso é a BR-324. O motorista segue por 59 quilômetros até o entroncamento da BA-026. Percorre mais 11 km até Santo Amaro. A partir daí, deve seguir para Cachoeira pela mesma BA-026, por mais 38 Km.

De Ônibus:
Viação Santana de São Paulo e a Viação Jauá. As duas contam com linhas diárias para o município.

De Avião:
N/D

■ MAPA DA REGIÃO

Ver Mais

Barão de Cocais

Barão de Cocais é um município brasileiro no estado de Minas Gerais, Região Sudeste do …