Home / Cidades do Brasil / Barreirinhas

Barreirinhas

A cidade de Barreirinhas fica no estado do Maranhão, local onde fica a sede do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que concentram lagoas, dunas e manguezais que formam uma paisagem única no Mundo.

A cidade foi fundada na margem do rio Preguiças, possuindo cerca de 51.000  habitantes.

Os povoados de Caburé, Atins e Mandacaru são pontos de visita obrigatórios. Aproveite a cultura regional em sua culinária rústica e saborosa ou em seu artesanato de palha de buriti.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Lençóis Maranhenses
Nos Lençóis Maranhenses fica o maior conjunto de dunas do Brasil e representam dois terços da área total do parque.

# 2 Igreja Matriz de Barreirinhas
A Igreja Católica Matriz de Barreirinhas, é data do século XVIII é uma das mais antigas do Estado do Maranhão. Inaugurada em 08 de dezembro de 1948 passando no decorrer dos anos por várias reformas. Seu interior abriga uma pintura a óleo “O Batismo” datada de 1922, retratando o batismo de Jesus, em tamanho natural, da artista plástica Ruth Machado da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro – filha do Estadista Maranhense Francisco da Cunha Machado.

A imagem da Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição, talhada em madeira de lei (jacarandá), por artista desconhecido, e procedente de Portugal no início de século XIX. O sino, que pertenceu a Fazenda Santa Cruz, foi fundido em Braga (Portugal).

# 3 Praça do Trabalhador
Praça bem arborizada e conservada possui 12 bancos de madeira, 04 canteiros com grama e plantas, posto de táxi. Nesta praça concentram-se os Órgãos Administrativos Municipais.

# 4 Praça da Matriz
Praça ampla com uma área cercada de areia para lazer, 16 bancos de cimento, arborizada e possui canteiros com grama e flores. Na área central há um quiosque redondo.

# 5 Avenida Beira Rio
Localizado as margens do rio Preguiças, é o local de concentração dos bares e restaurantes da cidade. Aqui à noite ocorrem, em alguns bares, apresentações de música popular. Além disso, é possível sentar em seus bancos e apreciar a passagem indolente do Preguiças. Possui um porto para embarque e desembarque de carga e passageiros, quiosques de água de coco, sorveteria, lanchonetes, bares e restaurantes que funcionam diariamente.

# 6 Rio Preguiças
É a principal via fluvial do município de Barreirinhas e um dos principais pontos turísticos da localidade, meio de vida e subsistência da maioria da população, sendo via de acesso para muitos povoados e comunidades ribeirinhas. Uma das principais fontes de alimento e recursos hídricos, cerca a cidade de Barreirinhas, sendo admirado pelos visitantes e amado pela população local. O nome “preguiças” tem sua origem, segundo o relato dos moradores mais antigos, o fato da presença de muitos bichos preguiças que habitavam as matas das margens do rio há muitos anos atrás e por suas águas mansas e tranquilas correrem preguiçosamente ao sabor das correntes vazante e enchente. O Rio Preguiças nasce no povoado Barra da Campineira, no município de Anapurus e percorre mais de 120 km até desaguar no Oceano Atlântico em frente ao povoado de Atins.

# 7 Vassouras
Um conjunto de dunas que na época das chuvas possui algumas lagoas. Existe duas áreas de acesso a Vassouras, em ambas existe uma pequena estrutura de alimentação e artesanato, além da visita de alguns macacos que habitam a região que aparecem aos turistas.

# 8 Mandacaru
É uma vila de pescadores bela e bucólica, possui um farol de 54 metros de altura de onde se descortina dezenas de quilômetros de dunas, manguezais, palmeiras e cajueiros. O Farol das Preguiças (Conhecido como Farol de Mandacaru) foi construído em 1940, inaugurado em 1944 pelo então Almirante Morais Rego. São 160 degraus e uma vista panorâmica para Mandacaru, Atins, Caburé, Rio Preguiças, Lençóis Maranhenses e manguezais.

# 9 Praia de Caburé
Os primeiros moradores desta região foram os índios Caetés e Tapuios, depois chegaram os corsários europeus iniciando através da foz do rio Preguiças a colonização fluvial da área pelo homem branco. Geograficamente a Praia do Caburé fica localizada próxima à foz do Rio Preguiças, na estreita faixa de areia que separa o rio do mar. Sujeita à ação dos ventos fortes e a constante movimentação da areia a praia do Caburé vem sofrendo com uma intensa erosão marinha nos últimos anos, devido ao fato de sofrer a pressão das ondas do oceano Atlântico de frente, sem proteção de uma baia. O espaço compreendido entre o rio e o mar que já foi de aproximadamente 1.500 metros nos meados da década de 1980 diminuiu bastante, chegando hoje nas grandes marés a cotas inferiores a duzentos metros.

A região onde se encontra a praia do Caburé denominada de Pequenos Lençóis é composta pelas localidades de Moitas, Morro do Boi, Espadarte, Alazão, Vassouras e Caburé.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
O acesso a Barreirinhas é feito através da BR 135 até Bacabeira, segue-se pela BR 402 até Sobradinho, onde acessa a MA 225, no total são 253 km, em estrada pavimentada.

De Ônibus:
São aproximadamente 253km de São Luís à Barreirinhas, por via asfaltada, num trajeto de aproximadamente 4 horas. A empresa Cisne Branco faz a linha com saída da Rodoviária de São Luís.

De Avião:
Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado
Av. dos Libaneses s/nº São Cristóvão São Luís-MA
CEP: 65.055-710
PABX: (98) 3217-6100 / 3217-6105 / 3217-6101
Distância do Centro: 15 km

■ MAPA DA REGIÃO

■ ARTIGOS RELACIONADOS / BARREIRINHAS

-> Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Ver Mais

Anajás

Anajás é um município do estado do Pará, localizado as margens do rio Anajás. A …